domingo, 27 de abril de 2008

Desporto Saudável



“Os que não encontram tempo para o exercício terão de encontrar tempo para as doenças.” Edward Derby



O Desporto é claramente um vício, saudável ou não, só depende da perspectiva. Se por um lado a prática desportiva está indicada para o tratamento não farmacológico e prevenção de muitas patologias ( i.e Asma: natação / Ansiedade: yoga)
por outro é a causa de muitas lesões de atletas de alta-competição, as quais podem ser permanentes.


Qualquer modalidade desportiva implica entrega, empenho e dedicação, só assim é possível obter resultados favoráveis.
Um treinador que se preze deve incutir no aluno o
espírito de sacrifício.
Nas alturas difíceis em que só apetece relaxar (nem que seja por breves segundos) há sempre uma voz que diz " levanta-te, dormir é em casa".No que respeita a necessidades fisiológicas individuais, a consciência prevalece: se tens sede, "aguenta!!" se tens fome, "aguenta!!" se te dói o pezinho... " isso incha, desincha e passa!" (aquela frase fantástica que teima em surgir nas piores alturas).


A allta-competição exige aos atletas resultados que atinjam um nível satisfatório que lhes permita assegurar o seu lugar. Perante isto, será que ser um atleta de alto rendimento tem consequências negativas para o organismo? Quais os cuidados durante e depois da carreira desportiva?


"...todos os desportistas de alta competição, sujeitos a exercício físico intenso, apresentam uma depressão do sistema imunitário, estando mais sujeitos ao aparecimento de infecções, nomeadamente no trato respiratório superior. As causas que provocam esta imunodepressão são multifactoriais, dentro das quais se inclui, com uma importância acrescida, um regime alimentar desequilibrado. Deficiências dietéticas de energia, proteínas e micronutrientes específicos estão associadas a uma função imune deprimida e a uma maior susceptibilidade a infecções."


O que devem consumir os atletas antes de um treino de média/longa duração?


É necessário restabelecer a energia dispendida durante a actividade física intensa. Para isso são necessários Hidratos de Carbono por forma a recarregar as reservas musculares de glicogénio. Na opinião de um Especialista na matéria.


"os atletas erram na sua alimentação ao ingerirem HC de rápida absorção ( bebidas energéticas, doces, barras, etc.) imediatamente antes de iniciarem o exercício sob o propósito de fornecerem energia e melhoraram o desempenho (...) O certo é que o resultado pode ser exactamente o contrário, e o desempenho pode ficar de tal forma comprometido, que o atleta poderá mesmo ter de abandonar o exercício. Isto porque durante o exercício poderá ocorrer uma hipoglicémia reactiva." .


O organismo, perante o fornecimento de HC de rápida absorção provoca hiperglicémia e consequentemente liberta-se insulina no sentido de diminuir os níveis de glicose no sangue. Fisicamente o atleta manifesta uma quebra física. O ideal seria a ingestão de HC de lenta absorção (pão escuro, cereais integrais, massas, pasta, etc), para manter um nível estável de glicemia durante o exercício.


O "facilitismo" é uma política bem conhecida por todo nós, um bom português sabe que é mais fácil pisar o relvado em vez de contornar o canteiro. Em prol do elevado rendimento dos atletas surgem suplementos alimentares "milagrosos" .Para adquirir um suplemento, seja ele qual for, há um vasto leque de marcas, sabores e fórmulas.Todos se assumem como inovadores e com resultados exemplares. Curiosamente a composição dos suplementos pouco difere, surge então a questão:

Como escolher um suplemento, qual o mais acertado?

O factor decisivo da escolha é o laboratório de produção, só assim é possível garantir a fiabilidade, confiança e qualidade.

Na opinião de um Especialista da matéria "muitas marcas, especialmente as americanas anunciam produção em laboratórios próprios, mas nunca apresentam quaisquer provas disso. Muitos desses produtos são produzidos em laboratórios que servem também para produzir outro tipo de substâncias (i.e. dopantes), as máquinas de fabricação são obviamente limpas, desinfectadas e prontas para produzir os suplementos desportivos. Qualquer falha nessa mesma desinfecção pode ser suficiente para a contaminação de um qualquer suplemento."


Os BCAA's (brand chain aminoacids) são os suplementos preferidos pelos atletas, os vulgares aminoácidos de cadeia ramificada, sobretudo para preservar/aumentar a sua massa muscular. Incluem 3 aminoácidos essenciais, ou seja, que o nosso organismo não consegue sintetizar e portanto têm de ser fornecidos através da dieta L-leucina, L-isoleucina e Valina com características metabólicas essenciais. Farmacologicamente apresentam acção anticatabólica (previenem/evitam a destruição do músculo) e também ao nível da fadiga central devido à sua capacidade de bloquear o transporte de triptofano, prolongando o esforço.


















2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

O desporto é importante para a saúde, como tu disseste e bem é a melhor forma de prevenir muitas patologias. Por acaso sempre tive curiosidade em relação a este tema, será que existem desportistas obsessivo-compulsivos?Dá que pensar.

Joao F. (estudante de ciências farmacêuticas)